terça-feira, janeiro 29, 2013

Pilates é indicado para todas as pessoas



(Reprodução/Internet)
por Cecília Dionizio - Diário Web

Aparelhos com molas dão suporte a uma série de exercícios, como os feitos por Luiz Romaim, sob supervisão do professor Flávio Davanzo Combater dores, fortalecer músculos e aumentar a resistência física é possível com o auxílio de uma atividade física, que está cada dia mais disseminada: o pilates. Segundo a Associação Brasileira de Pilates, a rapidez dos resultados é um dos fatores que incentiva as pessoas a começarem a praticar essa atividade. A fisioterapeuta Cláudia Lima, especialista em pilates da clínica Espaço A, de Rio Preto, explica que hoje o método é utilizado por hospitais e clínicas, como forma de reabilitação para todas as idades.

“Além de ser indicado para conseguir mais resistência, coordenação, equilíbrio, velocidade, força e condicionamento físico, não tem qualquer contraindicação.”De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), praticar uma atividade física regular moderada reduz a gravidade de deficiências ligadas a cardiopatias e outras doenças crônicas. Dessa forma, o pilates pode ser considerado um método de prevenção, pois atua no desenvolvimento da estabilidade corporal, além de melhorar a respiração e a flexibilidade, de corrigir a postura, de prevenir lesões e de aumentar a autoestima.

“Com a prática regular do pilates, é possível adquirir uma força maior nos músculos do corpo, o que influencia nas atividades exercidas diariamente”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, do Rio Grande do Sul, empresa que produz as bolas usadas no pilates.

Indicações 

O pilates pode atender a diferentes públicos. Seja aquele que busca apenas uma boa performance física até aquele que busca alternativa terapêutica para dores insuportáveis na coluna, por exemplo. O educador físico Flávio Davanzo, da clínica Center Life, de Rio Preto, explica que o método fortalece uniformemente os músculos e oferece estabilidade à coluna lombar. Por conseguinte, leva ao alívio de dores nessa região e em todo o corpo.

“O pilates feito no solo nem sempre consegue atingir os benefícios que se espera, o que o torna mais uma linha de alongamento do que de tratamento para o cliente”, diz. Davanzo explica que quando se tem o estúdio completo, ou seja, o pilates de aparelhos, as molas e os acessórios proporcionam uma reeducação corporal bem mais elaborada para prática dos exercícios. “Com isso, exige-se mais força para utilizar o peso do próprio corpo, mais equilíbrio e mais coordenação motora, trabalhando assim até a parte cognitiva.

O fato é que o pilates sempre vai auxiliar o aluno dentro do que ele pode fazer e dentro dos objetivos propostos”, afirma.De acordo com a fisioterapeuta Daniela Fernanda Rodrigues, do Studio Pilates, de Rio Preto, de fato o principal objetivo é fortalecer o centro do corpo, que corresponde aos músculos da região situada entre os quadris e o osso esterno. “Esses músculos trabalham em conjunto para sustentar a coluna vertebral, o que, por sua vez, promove a boa postura e melhora do equilíbrio muscular”, diz.

Beleza e saúde juntas 

Além de tirar dores, o pilates também é indicado para quem deseja definir o corpo. A fisioterapeuta Cláudia Lima explica que o pilates fitness exige a prática de exercícios mais intensos e é ideal para quem busca condicionamento físico e fortalecimento na região central do corpo, que envolve os músculos da coluna, do quadril, das coxas e do abdômen. “O programa fitness aumenta o período e a duração das aulas e foca, especialmente, o fortalecimento da musculatura do abdômen e a postura.

Com isso, os resultados são percebidos já nos primeiros meses”, afirma.
A fisioterapeuta também lembra que o método do pilates pode ser praticado sobre uma plataforma vibratória, conhecida como “power plate”, o que resulta em uma excelente tonificação muscular e na modelagem mais rápida do corpo. “Alguns minutos praticados em cima dela podem ser comparados a uma hora de atividade física comum. Devido à vibração, ela dificulta o movimento, exigindo do corpo mais força e equilíbrio”, diz.

A promotora de vendas Priscila Cupaioli, 34 anos, realiza a técnica há 6 meses e comemora a perda de 3 quilos. “A princípio comecei o exercício para melhorar minha postura e meus problemas de coluna. Mas o pilates está contribuindo muito para eu ficar em forma também”, comenta.

Pilates ajuda a combater até mesmo osteoporose 

Até mesmo no combate à osteoporose o método tem sido usado com sucesso, sem abrir mão dos tratamentos convencionais. Segundo o fisiatra e reumatologista Eduardo Sadigurschi, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, do Rio de Janeiro, além de medicamentos personalizados e de uma dieta específica é importante que se reforce a ingestão de alimentos ricos em cálcio e se pratique exercícios, como hidroterapia, pilates, RPG e fisioterapia.

Associado a isso, o médico observa que é possível ainda fazer uso da vitamina D e de um sal mineral, que não só contribui com o aumento da massa óssea, como também evita sua diminuição. “As estatísticas demonstram um avanço considerável no tratamento da doença, com a utilização dessas duas novas práticas”, diz Sadigurschi.

Entretanto, é preciso estar atento para se praticar a atividade com o acompanhamento de um profissional habiilitado. “Fazer pilates virou uma febre e é comum ver a modalidade em academias. Mas é importante observar se o profissional é qualificado e se tem certificação para a aplicação do método”, alerta a master teacher Cristina Abrami, do Centro de Certificação de Instrutores CGPA Pilates, de São Paulo.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com

terça-feira, janeiro 15, 2013

Texto permite deduzir do Imposto de Renda gasto com academia de ginástica


Crédito: Pedro França
Agência Senado
As despesas com nutricionista, profissional de educação física e com academias de ginástica poderão passar a ser deduzidas do Imposto de Renda. É o que pretende projeto de lei de Eduardo Lopes (PRB-RJ, foto) que está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto (PLS 112/12) será relatado por João Vicente Claudino (PTB-PI).  Por enquanto, a proposta aguarda aprovação em Plenário de requerimento para tramitação conjunta com outros projetos que também tratam de isenção de Imposto de Renda. Após análise da CAS, a proposta ainda será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto de Lopes, o abatimento será concedido mediante a apresentação, pelo contribuinte, da prescrição médica com o código de Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como da nota fiscal em nome do beneficiário.

Para o autor, os problemas relacionados à nutrição, desde a desnutrição até a obesidade mórbida, têm se tornado questão de saúde pública.

Fonte: Jornal do Senado

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Academias de São Paulo não são mais obrigadas a fazerem exames médicos


(Reprodução/Internet)
por Spresso SP

A Câmara Municipal de São Paulo promulgou uma lei, na última quarta-feira (09/01), que extingue a obrigatoriedade das academias fazerem exames médicos no momento da admissão do aluno e a cada seis meses. A exigência começou em fevereiro de 2012, quando o então prefeito Gilberto Kassab sancionou uma lei, de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB), que instituía a regra.

Com a nova lei, o aluno entre 15 e 69 anos terá apenas que responder um questionário para avaliar se está em condições de praticar atividade física. De acordo com as respostas, o aluno que tiver necessidade pode ser orientado a consultar o médico antes do início da atividade. Caso o aluno não o faça, ele deve assinar um termo de responsabilidade.

A iniciativa de extinguir a obrigatoriedade do exame médico foi do vereador e hoje secretário municipal de Governo Antônio Donato (PT). Ele argumenta no texto do projeto que a obrigatoriedade era excessiva e trazia encargos desnecessários para as academias, que, por sua vez, os repassavam para as mensalidades dos alunos. Donato ainda destaca que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica a atividade como de baixo risco.

A medida foi considerada positiva pelo setor das academias. José Bertevello, presidente do Sindicato das Academias de São Paulo, disse que o questionário pode ser mais importante que o exame médico, uma vez que um profissional de educação física pode dosar a carga de exercícios de acordo com as respostas.

De acordo com Bertevello, a realização do exame médico não garantia a ausência da ocorrência de problemas de saúde durante os exercícios. “Tem gente que vai no dermatologista e pega um atestado informando que está apto para a atividade”, disse em entrevista ao portal G1.

Com informações do portal G1

CPA Brasil
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Academias investem em exercícios para gestantes


Créditos: Divulgação
A prática de atividades físicas durante a maternidade, além de melhorar o condicionamento físico e a condição circulatória e hormonal, prepara o corpo da mulher (futura mãe) para abrigar o bebê, influenciando positivamente no seu bem-estar. Aproveitando a época do verão, período de maior movimento nas academias de ginástica, os que estão no ramo têm investido bastante tentando atrair esse novo público: as futuras mamães.

Muitas atividades normais foram adaptadas para as gestantes como hidroginástica, natação, ginástica localizada, musculação, alongamento e Yoga. A prática de exercícios auxilia na postura da gestante (compensação dos desvios posturais originados pelo período gestacional), alongando e fortalecendo a musculatura solicitada durante esta fase, evitando assim as dores nas costas e tensões musculares.

Os exercícios devem ser programados de acordo com o período da gestação e também para a recuperação no pós-parto. Segundo especialistas, a primeira etapa de exercícios durante a gravidez deve focar o fortalecimento do assoalho pélvico e preparação para o parto.

A segunda etapa de exercícios vem logo após o nascimento do bebê - um mês após o parto, a mãe volta a participar das atividades através das fases do pós-parto e os Primeiros Passos (atividades para os bebês recém-nascidos onde são desenvolvidas as primeiras respostas motoras e cognitivas. A participação das mamães é obrigatória e os primeiros laços de afetividade são criados. As atividades envolvem aulas de Musicalização, Natação e Psicomotricidade).

Ao completarem três meses, os bebês já podem praticar as atividades ao lado das mamães. O objetivo é estimular a parte cognitiva, motora e sensorial do bebê, além de incentivar a sociabilização pelo convívio com outras crianças.

Fonte: Assessoria de Imprensa Brasília Encontro

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS
Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com

terça-feira, janeiro 08, 2013

Academias de Fortaleza esperam aumento na demanda

Foto: Francisco Viana
por ANA BEATRIZ SUGETTE (REPÓRTER)
Câmara de Diretores Lojistas de Fortaleza

Após queda em dezembro, janeiro deve registrar retomada de alunos, mas ainda não é melhor período do ano

Passado o período festivo do mês de dezembro, as academias de Fortaleza já se preparam para uma alta no fluxo de alunos no primeiro mês de 2013. Entre os motivos da procura, está a chegada do Carnaval, a ser realizado, neste ano, em fevereiro.

Com a aproximação do Carnaval, tradicionalmente, existe um aumento na procura por academias. Planejamento financeiro é fundamental para manter o movimento aquecido durante todo o ano

De acordo com Robert Buttgereit, proprietário da CGD, a expectativa é de um aumento de 35% no número de alunos em relação ao mês de dezembro de 2012, quando a academia sofreu uma queda de 20% se comparada a uma média dos outros meses do ano.

"A realidade em Fortaleza hoje é diferente de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Quando as pessoas vão para a academia, perdem muito tempo no trânsito. Aqui, além de ter muitas academias, o trânsito ajuda. A facilidade de chegar nas academias é alta. Por isso, em dezembro, os alunos daqui evadem. Lá, eles aproveitam o mês para tirar o atraso do ano", afirma.

Entretanto, segundo ele, o retorno não acontece por completo no primeiro mês do ano. "A academia é lotada em agosto, setembro e março. Entre janeiro e fevereiro, tem o Carnaval", completou ele justificando que a quebra da rotina com o feriado atrapalha a volta dos alunos.

O crescimento de até 35% para janeiro, em comparação com o mês anterior, também é a expectativa da Ayo Fitness Club, segundo o supervisor técnico, Júlio César Fernandes. "A perspectiva é que a gente tenha um crescimento de 20% a 35%, tirando pela média do ano passado. A gente se refere a esse mês como bom para vendas", diz.

Para o administrador da academia CB Fitness, Augusto Borges, embora não seja o período de maior movimento, a perspectiva é de que a alta neste mês deve chegar a 30% em relação ao mês de dezembro. "Por ter o Carnaval vindo por aí, tem gente que quer ter dinheiro pra viajar". De acordo ainda com ele, boa parte dos alunos que frequentam o local neste mês é composta por turistas. "Principalmente na academia da Varjota, onde 30% das pessoas estão interessadas na prática dos exercícios por uma semana ou um mês.

Em contrapartida, o proprietário da academia Personal Care, Rossman Cavalcante, acredita que não só o mês de dezembro, mas o de janeiro registram a maior ausência de alunos. "Em relação aos meses normais, como o de novembro, o movimento caiu de 18% a 20%", afirma. Entretanto, segundo ele, "a ideia é que janeiro seja um mês quase normal, no máximo 10% inferior aos períodos comuns".

Planejamento

Para sobreviver aos meses de alta e baixa, é preciso que haja um bom planejamento financeiro e estrutural por parte das academias. Entre uma das estratégias para driblar o desequilíbrio, segundo Augusto, está a demanda do número de funcionários. "A gente já se organiza para isso e temos noção dos meses bons e ruins. Os ruins são dezembro e fevereiro, quando optamos por não substituir funcionários que estão de férias", explica. Ele afirma ainda que a frequência de alunos chegou a cair 25% no último mês do ano.

Investimento

O fraco movimento também é uma boa oportunidade para reparos na academia, segundo Robert. "Preparamos o capital de giro e aproveitamos essa época para reformar o espaço", diz. Sobre o quadro de funcionários, de acordo com ele, 15% deles entram de férias durante os meses de dezembro e janeiro.

Além de também aproveitar o período para investir em obras na academia, Rossman afirma que algumas ações do planejamento são postas em prática durante os meses de dezembro e janeiro. "Lançamos algumas campanhas internas com alunos, promoções internas e, principalmente, atuamos com ligações telefônicas feitas pelos nossos supervisores que perguntam aos alunos sobre o motivo da ausência. Temos também treinos opcionais, mais compactos, com cargas horárias mais alternativas", completa.

Sobre a organização financeira, ele afirma que não há outro segredo para manter o equilíbrio. "Fazemos economias durante o ano. Pegamos parte do dinheiro que vai sobrando mês a mês e já deixamos guardado, com exceção deste ano, em que houve um investimento grande por causa da reforma", explica.

Fluxo

35% é a expectativa de até quanto pode crescer o movimento nas academias da Capital cearense em janeiro, segundo afirmam seus proprietários.

domingo, janeiro 06, 2013

Qual o correto: esteira ou rua?

(Reprodução/Internet)
Você acha que vale a pena deixar de lado o aparelho nos treinos aeróbicos de corrida ou caminhada?

Alguns especialistas afirmam que correr em esteira é melhor, pois com ela é possível controlar a intensidade e ritmo. Quanto a queima de calorias, leva vantagem quem pratica caminhadas na rua, porque a resistência do ar e o esforço para superar terrenos íngremes exigem um gasto maior de energia, com isso traz um benefício estra de oferecer mais impacto, o resultado disso é absorção de cálcio pelos ossos.

Fonte: Revista Saúde

Você sabe mastigar direito?

(Reprodução/Internet)
No site Emagrece Brasil aconselha a triturar muito bem os alimentos na boca, com isso, ajuda a espantar o fantasma da obesidade.
  1. MUSCULAÇÃO BUCAL - Ao todo, 34 músculos participam do ato da mastigação. Os da  mandíbula são capazes de produzir uma pressão de 124 quilos. Todo esse trabalho pesado força os dentes a fragmentar os alimentos e, ainda, serve de estímulo para a fabricação de substâncias, lá no cérebro, que controlam o apetite e combatem a gula.
  2. BALDES DE SALIVA - Para completar, nossa boca produz 2 litros de um líquido que é essencial para engolir cada bocado de comida. Trata-se da conhecida saliva. Ela é composta de água e de enzimas que iniciam a degradação de nutrientes. Essa mistura serve como um pontapé inicial para a digestão e o aproveitamento de todos os nutrientes.

Mais duas Academias da Cidade foram inauguradas no Recife

(Reprodução/Prefeitura do Recife)
O prefeito  do Recife, João da Costa, se despediu mas deixou pronta e inaugurada duas novas academias, que ocorreu na última sexta (28/12). As obras foram Academia da Cidade  de Chão de Estrelas e a do Centro Social Urbano Afrânio Godoy, no Alto Santa Teresinha, Zona Norte do Recife. Com a entrega dos novos polos, a gestão termina com a entrega de 16 novas academias. Outras quatro estão em obras e vão ficar para o sucessor, Geraldo Júlio. O Programa Academia da Cidade, que completou dez anos de existência, é referência no Brasil  na promoção da Saúde.

Fonte: JC nas Ruas

FAÇA UM CURSO DE ESTÉTICA FACIAL

Perdendo 500 calorias em cima do skate

(Reprodução/Internet)
Quem disse que o skate é esporte só praticado por homens? As mulheres aos poucos estão entrando na onda para valer ao deslizando sobre a prancha com quatro rodinhas. Dizem especialistas que essa é uma ótima ideia para se divertir, desestressar, definir o corpo inteirinho e emagrecer.

Praticando uma hora de atividade, dá para queimar até 500 calorias, isso para quem está começando no esporte. Quem está habilitado nas manobras mais avançadas, com curvas, ladeiras e velocidade, o gasto calórico dispara. Por isso, é uma ótima opção para perder alguns quilinhos.

O professor de educação física Marcelo Sant´anna da academia Smart Fit, em São Paulo, afirma que andar de skate trabalha glúteos, abdômen, coxas e panturrilhas, além de braços e costas, que você também precisa mexer para conseguir impulso e sair do lugar.

Fonte: M de Mulher

FAÇA UM CURSO DE DRENAGEM LINFÁTICA