segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Muay Thai feminina nas academias



No lugar de passar tempo na musculação, as mulheres em busca da boa forma estão investindo em lutas, e o Muay Thai é a nova sensação das academias. Com aulas sempre lotadas, a modalidade promete deixar o corpo perfeito e as curvas delineadas.
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

SPIDER.A D RENDE MAIS. SEJA NOSSO PARCEIRO

SAIBA OS TRUQUES DAS ACADEMIAS PARA EMPOLGAR OS ALUNOS


Spinning é a mais nova onda nas
Academias - (REcprodução/Internet)

‘Spinning’ com videoclipes e clima de boate, localizada com DJ, aula à fantasia estão entre as novidades

O professor de Educação Física e DJ Luiz Claudio Fortunato prepara o computador e faz os últimos ajustes numa mesa de som. O teste da luz, acionada por um controle remoto, já foi realizado. A pequena sala fica toda colorida, ora de vermelho, rosa, verde ou azul. Vai começar a aula de spinning. É assim, em clima de boate (no melhor dos sentidos), que os alunos pedalam e torram as calorias na nova unidade da BodyTech, inaugurada há dois meses no Leblon. Incrementar as aulas com pirotecnias faz parte da estratégia das mecas de malhação para empolgar e tentar manter o aluno assíduo por mais de um verão.

Pensar em artimanhas que estimulem os recém-matriculados é truque antigo nas grandes academias. Isso porque uma boa parte deles se deixa vencer pela preguiça e desiste com certa facilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad), a evasão de alunos nos três primeiros meses após a matrícula chega a 30%. Teve época em que o principal chamariz era oferecer um acompanhamento mais personalizado e comprovar o progresso do aluno em avaliações periódicas — um tipo de serviço que se tornou comum em praticamente todas as academias. Desenvolver novas modalidades de aulas também demonstra a tentativa de sacudir o aluno, literalmente. Agora, chegou a vez de dar um plus nas já existentes.

O DJ e as luzes coloridas, por exemplo, entram nesse pacote. O professor Fortunato explica que o segredo é tornar aquela horinha mais dinâmica e disfarçar o esforço que está sendo feito durante o exercício.

— Mesmo cansados, eles acabam pedalando um pouco mais pelo clima contagiante — diz Fortunado, que repete ali as músicas que mais empolgam na pista de dança, como o estilo house de Calvin Harris e David Guetta.

Mas não fica só na música. Muitas salas de spinning agora estão equipadas com telas que passam videoclipes das mais diversas épocas. Na Proforma é assim. Na unidade da Rua Dias Ferreira, no Leblon, os alunos chegam a dar gritinhos a cada hit que começa nas três telas de LCD de 30 polegadas, espalhadas na frente das bicicletas. O professor Leonardo Reis capricha noflashback para cativar a mulherada, que canta junto. O repertório varia de Roberto Carlos a ABBA, passando por Kid Abelha. Um dos momentos de auge na aula, aliás, é quando o lendário grupo sueco aparece nas telas, entoando Mamma Mia.

— Faço spinning já há 14 anos e posso dizer que os vídeos empolgam muito, porque você se distrai, fica reparando na produção daquele clipe, nas roupas… — garante a comerciante Luiza Iatarola. — Durante o programa “The Voice” (que foi exibido no mês passado na TV Globo), o professor levou alguns vídeos do “The Voice” americano, era o máximo.

A boa, velha e monótona repetição de séries das aulas de localizada também entrou na mira das academias. Já comum na área de musculação, a figura do DJ agora também tem dado o ar da graça na “local”. Na Academia da Praia, na Barra, e na ProQuality, no Centro, tem. Na Velox, na Lagoa, a ideia era promover apenas algumas aulas especiais, batizadas de Local Night. Mas fizeram tanto sucesso que entraram na grade. Na última segunda-feira, a série de glúteos e abdômen foi repetida ao som (alto) de Naldo, MC Coringa e MC Anita. Para o DJ Geison, no comando da seleção, versos como “E aí, mulher filé, verão chegando, praia, piscina, tá calor, tá quente…”, do MC Don, prometem estimular a mulherada a deixar o corpo sarado.

Foi também na segunda-feira que os alunos da Companhia Athletica, na Barra, chegaram para a aula de zumba com um figurino diferente. Com arcos de anteninhas e colares de havaiana, eles requebraram com os adereços na dança-fitness, sucesso mundial inventado pelo colombiano Beto Perez. Trata-se de uma aula temática. Já teve de halloween, anos 80, gafieira e, agora, com o carnaval se aproximando…

— A ideia é sair um pouco da rotina, para estimular o aluno e criar uma expectativa para a próxima aula — explica o professor Dudu Neves.

— Um dos segredos para não desanimar é aderir às aulas coletivas de aeróbica, em vez de ficar sozinha na esteira, no transport… — diz a dentista Kerma Colucci, que fez a aula carnaval de zumba. — Essas temáticas são boas para animar até os mais inibidos, que veem todos se divertindo e acabam querendo entrar na brincadeira também.

Fontes: Globo.com / Portal Gestão Fitness

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

SPIDER.A D RENDE MAIS. SEJA NOSSO PARCEIRO

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Academias devem ter profissional da saúde, diz vereador Carlos Alberto de Manaus (AM)


Vereador Carlos Alberto (PRB), de Manaus (AM)


Em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas optam por se matricular em uma academia. Porém, nem todos os locais que oferecem este tipo de serviço em Manaus (AM) estão prontos para imprevistos ou incidentes. “Se um aluno passar mal e precisar de atendimento médico, quem irá atendê-lo?”, questiona o vereador Carlos Alberto (PRB).

Diante dessa preocupação, o segundo secretário da mesa-diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresentou, na última terça-feira (19), o Projeto de Lei 026/2013 que torna obrigatório a contratação de um profissional da área da saúde em todas as academias da capital. “Pode ser um técnico em enfermagem”, exemplificou.

Segundo o parlamentar, o curso de primeiros socorros comumente feitos por funcionários de diferentes tipos de estabelecimentos, costuma ter ensinamentos básicos. Então, depender da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao local para iniciar a assistência pode resultar em consequências graves.

Carlos Alberto, entretanto, ressaltou que a propositura não desmerece o trabalho feito pelo Samu. Apenas seria uma forma de agilizar o processo de socorro. “Uma pessoa próxima sofreu uma queda na academia e teve um corte profundo na testa. Ela sangrou muito antes da chegada da ambulância, porque ninguém soube como agir na hora”, explicou o vereador.

Fonte: Natália Caplan - assessoria do vereador
Fotografia: Humberto Peixoto - assessoria do vereador

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

SPIDER.A D RENDE MAIS. SEJA NOSSO PARCEIRO

Abertura de crédito para academias de saúde é aprovado pelo Legislativo em Barretos (SP)



Academia da Saúde - capec.org.br

No dia 18 de fevereiro os vereadores da cidade de Barretos (SP) aprovaram na última sessão  projetos de Lei que reabrem por decreto saldo remanescente de crédito para construção  e obras de instalações de Academias da Saúde Modalidade Ampliada nos bairros Luiz Spina (R$ 144.000,00 e Zequinha Amêndola (64.000,00).

Os créditos são provenientes de recursos do Ministério da Saúde.

A Lei entra em vigor a partir de sua publicação.

Fonte: O Diário On Line


10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

SPIDER.A D RENDE MAIS. SEJA NOSSO PARCEIRO

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Sindicato das Academias (SP): Esclarecimento Público


Escrito por: gabriela.andrade

Com a promulgação da lei 15.681 de 12/01/2013, que altera a lei 15.527 de 14/02/2012, que deu nova redação a lei 11.383 de 17/06/1993, as Academias da cidade de São Paulo não ficaram isentas da exigência do Exame Médico mas sim do arquivamento do Atestado Médico.

A lei de 2012 fazia a exigência do Atestado sem a identificação da especialidade médica no documento portanto, um médico de qualquer especialidade atestava que o cidadão estava apto ao exercício físico, quando na verdade ele queria dizer liberado para a atividade física.

Atestado Médico não é vacina. O médico atesta que o indivíduo está liberado para a atividade física porque está apto até o presente momento.

É um engano dizer que houve retrocesso na mudança da lei.

A nova lei de 2013 exige que se responda ao teste de PAR-Q (Physical Activity Readinnes Questionnaire ou Questionário de Prontidão para Atividade Física) que orienta ao encaminhamento médico em caso de resposta positiva em qualquer uma das questões – “ao responder não em todas as perguntas, é baixíssima a possibilidade e o ser portador de alguma condição clínica que ofereça risco durante a atividade física” – trecho retirado do livro Exercício/99 de autoria de Nabil Ghorayeb e Turíbio de Barros. Portanto, se o cliente acusar um sintoma qualquer, que possa identificar algum risco, será recomendado a consulta com médico especialista para os devidos procedimentos de cura, se for o caso ao fisioterapeuta para a recuperação, só então iniciar o seu condicionamento físico com o Profissional de Educação Física, este sim capacitado a realizar uma Avalição Física e prescrever exercícios na intensidade e periodicidade adequados.

Segundo o American College of Sports Medicine as atividades físicas feitas em academias, são de esforço moderado e não provocam riscos a saúde do cliente.

Quem necessita de Exame Médico inicial e periódico são as pessoas até 15 anos, acima de 69 anos e aqueles que apresentam algum sintoma que identifique um comportamento de risco, isso com base na fundamentação cientifica que instituiu o PAR-Q.

A nova lei está respaldada pelas orientações do Colégio Americano de Medicina Esportiva, pela Nota Técnica do Conselho Federal de Educação Física e o teste de PAR-Q é indicado no livro “O Exercício” publicado em 1999 pela Editora Atheneu de autoria do Dr. Nabil Gorayeb e Dr. Turíbio de Barros.

Atestado Médico não é vacina e o lugar indicado e adequado a pratica sistemática de Atividade Física é a Academia, local onde se encontram Profissionais de Educação Física aptos, registrados em seu Conselho de Classe, especializados e responsáveis pelos procedimentos necessários.
Gilberto José Bertevello

Presidente do SEEAATESP

CREF 000.001-G/SP

 Sindicato dos Estabelecimentos de Esportes Aéreos, Aquáticos e Terrestres do Estado de São Paulo
Rua Airosa Galvão, 181 - Água Branca - São Paulo - SP - CEP: 05002-070
Fone: (011) 3879-9893 – CNPJ 61.398.905/0001-56 – Cód. Sindical 558.418.03210-5
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Verão estimula procura por academias


(Reprodução/Internet)

Passado as festas de final de ano e aproveitando o longo período de férias muitas pessoas tomam coragem e procuram fazer atividades físicas durante o verão. Alguns preferem se exercitar ao ar livre, outros optam pelas academias. Segundo proprietários de academias o movimento aumentou cerca de 100% em comparação com o mês de dezembro de 2012. Seguindo a regra de que todo exercício físico auxilia a saúde e dá mais disposição, o novo estilo de vida vem dando resultado para muitos adeptos. Neste período do ano, alguns estabelecimentos, aproveitando a demanda, reajustam o valor das mensalidades.

Gordurinhas a menos e músculos a mais são o objetivo de quem resolve suar a camiseta para poder exibir o corpo no verão. Para os donos desses empreendimentos, o desafio é criar ações para atrair clientela e absorver esse aumento de demanda com qualidade e garantir altos índices de retenção quando as temperaturas começarem a cair.

DICA - Quem malha até 50 minutos por dia pode beber água sem problemas. Exercitando por mais de 60 minutos e principalmente levantando bastante peso, as bebidas esportivas ou isotônicos proporcionam não só líquido, mas carboidratos e sódio necessários para reposição de minerais.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Programe sua festa, deixe os músicos por nossa conta. Solicite orçamento:
jacytanmelo@jacytanmeloproducoes.com