terça-feira, abril 03, 2007

Aulas de ginástica ajudam a melhorar a saúde na terceira idade

Bolsas e Carteiras Gato Félix






Estudos médicos já comprovaram que exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade de vida e a prevenir doenças, principalmente a partir dos 60 anos. Nessa linha, a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esporte e Lazer promove aulas gratuitas de ginástica para todas as idades, mas um grupo em especial aproveita a oportunidade de forma bastante atuante: o da terceira idade.

Duas vezes por semana, esse grupo de alunos se encontra no Ginásio de Esportes, no período da tarde, para as aulas de ginástica, que além de atuarem como um “remédio” natural na prevenção a doenças. Simpáticos senhores se divertem com os alongamentos, exercícios e com a troca de experiências com os companheiros de turma e muitos já sentem os benefícios obtidos com a atividade.

Dona Arvalda é uma das mais antigas alunas do grupo, freqüenta a aula de ginástica há quase dois anos e garante que sua saúde mudou completamente com a nova rotina. Os resultados apareceram com a queda nas taxas de diabetes, triglicérides e colesterol, além de melhorar a circulação e articulações. De acordo com Arvalda, a maior mudança no dia-a-dia foi à agilidade que a prática de exercícios proporcionaram, para as atividades da casa e também nas caminhadas praticadas pela aluna, como complemento das aulas de ginástica. “A gente sente que o sangue circula”, finalizou.

Para o único representante masculina da turma, Aparecido Coutinho, as aulas complementam as atividades que ele já pratica, como o futebol e a natação. “Eu ainda faço outras atividades, mas para minha esposa, que já é uma senhora de 66 anos, melhorou bem a questão do sono, dores nos braços, que ela sentia muito, melhorou o apetite e o nervoso também”, salientou Coutinho.

Freqüentador assíduo das aulas de ginástica no Ginásio de Esportes, Coutinho só lamenta a falta de participação de outros homens na turma, já que os exercícios trazem diversos benefícios para a saúde, que ele faz questão de apontar. “Eu incentivo todos os meus companheiros, pelo meu progresso, pela minha disposição”, garante. Em quase dois anos de aula, Coutinho explica que os professores que já passaram pela turma estão capacitados para as aulas e sabem ministrar os exercícios de forma a respeitar os limites de cada aluno. “O professor é compreensivo e paciente”, garante.

Entre os freqüentadores também está uma aluna recém-chegada. Dona Ligia Cavalcanti Falciroli começou a participar das aulas de ginástica há cerca de duas semanas e em apenas três aulas já começou a sentir as mudanças causadas pelos exercícios. “Não ajoelhava, agora ajoelho. Não deitava direito, agora eu estou deitando, não conseguia fazer movimentos com a cabeça e agora consigo”, comemora a aluna. As aulas foram indicação de algumas amigas, enquanto aguardavam consulta médica, no Posto de Saúde e só a primeira aula já bastou para Ligia convidar outra colega. “Estou até com os dados dela para fazer a inscrição. Ela veio, gostou e disse que vai continuar”, disse Ligia.

O grupo é composto por cerca de 30 alunos, entre 50 e 79 anos, que entre um exercício e outro, aproveitam o encontro para fazer novas amizades. As aulas de ginástica para terceira idade acontecem as quartas e sextas-feiras, das 16 horas às 17 horas.

Atividades para todas as idades – O Departamento Municipal de Esportes e Lazer oferece também diversos tipos de atividades, para todas as idades. Ginástica artística, karatê, futsal, vôlei e basquete estão entre as opções de atividades esportivas. Todas as turmas são voltadas para crianças a partir de seis anos, nas categorias masculino e feminino, com aulas duas vezes por semana, nos períodos da manha e tarde. As aulas são gratuitas e abertas à população da cidade. Os interessados em participar podem procurar a secretaria do Ginásio de Esportes para efetuar a inscrição. Serão aceitos novos alunos de acordo com o número de vagas.
Fonte: O Serrano, em 26/03/2007

Empregos Manager Online

Nenhum comentário: