Imagine um corpo forte, alongado, flexível e saudável, com uma postura adequada e movimentos elegantes. Pois então, ao praticar o pilates - um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20 - você pode preservar todas essas características.
As atividades são realizadas nos aparelhos inventados por Joseph Pilates - estruturas de madeira e metal com molas e tiras de couro - e também nos movimentos feitos no chão. Assim, os músculos são tonificados e alongados ao mesmo tempo, aumentando a mobilidade das articulações.
Para quem não curte muito ir à academia, o pilates é ideal. As salas de aula mais parecem um parque de diversão, com bolas, tapetes de borracha e aparelhos para se alongar, esticando daqui e dali, mas tudo é feito num ambiente tranqüilo, que exige do paciente técnicas de conscientização corporal, constantes correções durante a prática e aulas adaptadas para a necessidade de cada aluno.
Os movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar o estresse. Hoje, o método é procurado por adolescentes, atletas, idosos, gestantes, pessoas com problemas musculares e de articulações, dores, pós-cirúrgicos e pós-parto, médicos, enfim, por quem deseja melhorar seu desempenho, ter mais saúde, disposição e, é claro, um corpo bonito e firme.
A fisioterapeuta Julianne Magalhães, sócia-proprietária do Studio Pilates Corpo e Art, explica que para os adultos o pilates trabalha o reequilíbrio corporal e a reeducação postural. "Pode ser praticado também por crianças, prevenindo problemas mais sérios, já que vem para educar e minimizar erros de postura e doenças que podem surgir depois", acrescenta.
Julianne destaca ainda que o pilates também é recomendado para a reabilitação de pacientes. "A versatilidade é mais um dos seus pontos fortes, pois possibilita um repertório de exercícios que vai do simples ao complexo, e é indicado para quem tem problemas ortopédicos, neurológicos, lesões". As aulas são feitas individualmente, mas também são oferecidas em pequenos grupos.
:: TRATAMENTOOs benefícios podem ser usufruídos por um público que vai do sedentário ao atleta. Às vezes não há cura para determinadas anomalias, mas a reabilitação por meio do pilates se mostra eficaz em muitos casos.
O pilates integra uma série de exercícios. "É importante alongar, expandir o arco de movimento do seu corpo, respirar bem e ter consciência postural", disse Rute Lane, que também é proprietária do Studio Pilates Corpo e Art. Ela acrescenta que os aparelhos usam a resistência das molas para criar dificuldade e trabalhar da forma mais adequada a demanda muscular.
"A vantagem de quem normalmente pratica o pilates é que estão mais preocupadas com a qualidade de vida do que apenas com a estética. E como cada vez mais as pessoas buscam bem-estar e saúde, o método ganha novos adeptos", afirma Rute.
A fisioterapeuta alerta que, para não cair na mão de maus profissionais, alguns cuidados devem ser tomados. O principal deles é saber que apenas quem tem diploma em Educação Física e Fisioterapia é que pode dar esse tipo de aula, após intensivos cursos de especialização. "Recomendamos também saber onde o professor de pilates adquiriu sua certificação e se tem experiência na área", enfatiza Julianne.
A fisioterapeuta define o pilates com as seguintes palavras: "Desafio. Essa é a palavra que melhor define esse método de saúde, qualidade de vida e felicidade. O corpo é constantemente estimulado, mas a chave do trabalho é a percepção de si mesmo, o equilíbrio interno. Quando ensinamos nosso paciente a entender o seu corpo, ele melhora e reflete esse aprendizado no dia-a-dia".
Fonte: Revista Hype 31/10/2008